13 Anos Webcomum

66

Neste artigo vai ler sobre:

Somos Nós

Somos uma empresa e uma equipa a 360º. É com paixão e dedicação inigualáveis que nos dedicamos a todos os projetos de forma única e com um objetivo: conquistar o Mundo digital.  Somos uma equipa de indivíduos de uma espécie rara com diferentes talentos e características e é isto que nos junta para sermos melhores todos os dias.

Ao longo destes 13 anos presenciamos uma constante e rápida mudança. Mudança essa que nos levou a adaptarmo-nos e a crescermos. Mudamos de casa. Expandimos as paredes e a equipa. Agora, somos mais e melhores.

Marcamos estes 13 anos com uma mudança de visual que significa muito mais que a aparência. Significa uma nova etapa.

 

Rebranding da Webcomum

A nova imagem foi inspirada na simplicidade e na história da Webcomum.

No início, o nosso símbolo tinha como base um quadrado que suportava o W; na evolução que se seguiu o W, assim como nós, saiu da caixa. Assumimos o W como símbolo, o estandarte da marca. Nos anos vindouros surgiram pequenas alterações que deram mais consistência à marca, e por consequência, à nossa comunicação. Realizamos alguns spinoffs nos aniversários da empresa que contaminaram a marca principal tornando-a maior, gerando elementos como o peixe Glu, que curtia os nossos trabalhos e andava pelos nossos banners, de olho nos cursores de quem andava por lá, pelo site.

Entretanto o Porto virou superstar e o mundo inteiro começou a olhar para o Douro e para as casinhas coloridas da Ribeira. A Webcomum passou duma década, sempre a crescer, e o mundo, uma parte vá, começou também a olhar para nós. O nosso percurso ganhou consistência, crescemos de dentro para fora e aos poucos acumulámos histórias e pessoas que foram deixando um pouco delas em nós e vice-versa.

Chegaram os 13 anos. E o boss cá do sítio passou à equipa que era uma data importante. Entre conversas, brainstormings e algumas parvoíces, decidimos mudar. Mudar, sem perder tudo o que passou por nós e sem perder tudo aquilo que queremos ser. Tudo isto seria a nossa marca.

Assumir a nossa essência, o que nos está na alma, o nosso interior, seria o mote para a nova comunicação. Redesenhamos o W dezenas de vezes. Não bastava um símbolo novo, não fazia sentido, não nos apelava. Decidimos então olhar para o seu interior. Para o nosso interior. E assim surgiu o novo símbolo. Inspirado no interior do W.

Foi desenhada uma grelha que gerou o novo símbolo. Para dar mais consistência à marca foi criada uma base de elementos gráficos. Distribuímos folhas com a grelha, onde cada elemento da equipa desenhou formas geométricas ou mesmo pequenas ilustrações. Depois de analisadas foram redesenhadas em contexto digital.

Webcomum - Grelha
Webcomum – Grelha

A nova tipografia é moderna, geométrica e minimalista. As suas formas são extremamente proporcionais e legíveis, tornando-a perfeita para ecrãs e, por consequência, para o mundo digital. Para contrastar, utilizamos como fonte secundária manuscrita, revelando a parte mais humana e analógica, tão presente em nós como equipa.

As novas cores, inspiradas no azul e verde que sempre fizeram parte da Webcomum, são mais luminosas, inspiradoras. Tal como fizemos com o W, extraímos a essência das nossas cores, gerando novas. Todos estes elementos juntos, deram forma à nova Webcomum.

Webcomum - Rebranding
Webcomum – Rebranding

Em suma, tornámo-nos ainda mais digitais, mais visuais, mais dinâmicos, mais consistentes. O rebranding abriu-nos um mundo de possibilidade visuais que ainda estamos a explorar.

Estamos no início da nova Webcomum.

 

Digital + 13 anos + equipa + Porto + essência = WEBCOMUM.

 

 

Comentários estão fechados.