Como Criar um Blog de Sucesso?

412

Atualmente, é usual ouvir que as oportunidades estão no meio digital e que muitas empresas têm ganho dinheiro com blogs.

Mas, o que é que é necessário para criar um blog de sucesso?

Existe um caminho com várias etapas e atitudes certas para elevar o seu blog a um patamar de sucesso.

Veja as nossas dicas de como criar um blog de sucesso e, inclusive, como rentabilizar o seu site.

 

Como criar um blog de sucesso é estratégia de Inbound Marketing

 

Antes de pensar como criar um blog de sucesso, é necessário perceber para quê e porque razão deve criar um blog.

Primeira razão: É uma das estratégias de Inbound Marketing, que o ajuda a ser encontrado no Mundo DigitalOu seja, quando queremos entregar informações ao consumidor por forma a educá-lo, sobretudo quando estamos a falar em nichos de mercado, o blog é o meio indicado para ouvirem a nossa voz.

Segunda razão: 92% dos clientes de qualquer empresa utilizam a Internet como meio de pesquisa. É durante esta procura que eles podem chegar até si através do blog.

Por exemplo, se o seu blog ajuda a eliminar as dúvidas do seu público-alvo, oferece-lhe uma solução, ensina a fazer alguma coisa ou propociona a possibilidade de chegar a um objetivo, a sua empresa ganha credibilidade e conseguirá estabelecer uma relação com este público.

Terceira razão: Os blogs são uma forma da sua empresa ganhar posicionamento nos motores de busca, como o Google. 

Quando uma pessoa pesquisa sobre “Como preparar a maquilhagem e look para a passagem de ano?”, pode encontrar o seu blog de moda, com tutoriais onde ensina diferentes looks para a passagem de ano e vários tipos de maquilhagem para inspirar os leitores.

Quarta razão: Há sempre a possibilidade de associar anúncios ao seu blog e com isto conseguir gerar alguma receita, dependendo do número de visitas que atingir.

Quinta razão: Redução de riscos, ou seja, com a produção de conteúdo relevante para o seu público-alvo, vai garantir visitas constantes ao seu website. Desta forma, não fica dependente de anúncios pagos para divulgar os seus serviços.

 

Como criar um blog de sucesso passo a passo 

Os primeiros passos para entender como criar um blog de sucesso e ganhar dinheiro com o mesmo, passam por diferentes ações, como escolher um assunto do seu interesse ou um tema que já esteja ligado ao seu website, definir se vai usar um alojamento pago ou gratuito, escolher um tema visual e começar a publicar conteúdos relevantes.

Para entender como criar um blog de sucesso, é também muito importante definir um nome para o mesmo. Mas, este passo não é necessário se o blog estiver associado ao seu website ou à sua loja online. Neste caso, o nome deve estar diretamente relacionado com a sua marca. Este aspeto é bastante importante do ponto de vida da comunicação. 

A próxima ação é definir um domínio, uma sequência de caracteres, que identifica um site específico.

Agora deve pensar no alojamento do seu blog, como se fosse a “casa online” do seu blog. O ideal mesmo é contratar um serviço especializado, porque boas empresas de alojamento também cuidam da parte técnica.

Um dos mais usados do mundo é o WordPress, que tem uma infinidade de possibilidades de temas, plugins e extensões. Mas existem outros como Wix, que já tem templates meio prontos, ou o Blogger, que já é em integrado aos aplicativos do Google.

Aliás, quem tem um gmail, já tem uma conta no Blogger. De qualquer forma, o WordPress é o mais indicado.

Como criar um blog de sucesso: tema visual e bons textos

Ao tentar descobrir como criar um blog de sucesso, outro ponto que merece atenção é o design. Usar vídeos e fotos bonitas também garantem um bom retorno.

Depois de definir um tópico, alojamento e identidade visual pense que vai ter que publicar conteúdos de qualidade, ou seja, os textos precisam de ser bem escritos, sem erros de português e com informações importantes.

Para que o seu blog seja encontrado de acordo com o algortimo da Google, é importante saber o que é SEO (Search Engine Optimization), de forma a colocá-lo em melhores posições no Google. 

Comentários estão fechados.