Já Sabe Como Usar o Instagram Shopping?

65

O Instagram já abriu as portas para o e-commerce! Sim, agora é possível iniciar a sua compra nesta rede social, através do Instagram Shopping, que surgiu para descomplicar a vida do usuário e alavancar os negócios. Continue a ler este artigo para saber mais sobre esta super ferramenta.

 

O que é Instagram Shopping?

Em 2017, o Instagram lançou nos Estados Unidos uma ferramenta que permitia às empresas a possibilidade de adicionarem o preço dos seus produtos/serviços nas fotos dos mesmos, com links que redirecionam a pessoa para a loja online onde esta pode finalizar a compra.

Da mesma maneira que hoje é possível identificar amigos ou inserir tags no perfil, também as empresas podem marcar o produto na foto e levar o usuário até a página do produto.  Simples certo?

O objetivo é facilitar a vida do usuário quando este procura um produto ou serviço na rede social, através de ferramentas como a marcação de produtos e do ícone “Comprar” presente nas fotografias.

Esta nova tática é bastante simples e prática, tanto para a empresa como para o potencial cliente. Pois, encurta o processo de compra, sendo que em alguns cliques a pessoa vê o produto, gosta e já pode comprar. Tudo isso de forma orgânica.

 

Como usar o Instagram Shopping

O primeiro passo para usar o Instagram Shopping é ter uma conta de negócios no Instagram. Qualquer dúvida e orientação podem ser obtidas diretamente com o Instagram, na página que a empresa criou para o efeito.

Para ser aprovado e usar o recurso “Compras” no Instagram, a configuração do seu negócio e da sua conta precisam de cumprir os seguintes requisitos:

  • O seu negócio precisa de vender produtos físicos que estejam de acordo com as políticas comerciais do Instagram;
  • O seu negócio precisa de estar localizado num dos países onde a ferramenta se encontra disponível. É necessário criar conta profissional;
  • O perfil profissional precisa de estar associado a um catálogo do Facebook. Isso pode ser criado ou gerido no Gestor de Negócios, nas plataformas de e-commerce ou diretamente na Página do seu negócio no Facebook.

Depois de cumprir os requisitos, o acesso a esta ferramenta é analisado. Este processo, geralmente,  leva alguns dias a ser aprovado.

Após aprovação, recebe uma notificação do Instagram e poderá assim ativar esta funcionalidade.

Durante o período de teste, as lojas que utilizaram esta ferramenta aprovaram-na e, consequentemente, integraram-na nas suas estratégias de modo a alcançar os seguidores com este novo método de compra.

 

5 dicas para Instagram Shopping

  1. Crie pelo menos nove publicações no Instagram Shopping online no seu perfil profissional para ativar a funcionalidade  para o público;
  2. Marque vários produtos para ajudar o seu público a explorar e a navegar;
  3. Mostre aos seus seguidores que agora é possível comprar nas publicações através do uso do Stories;
  4. Adote “estratégias do funil de vendas”, crie oportunidades em diferentes formatos de compra: marque uma única imagem ou um carrossel;
  5. Verifique se as marcações estão colocadas nos produtos corretos.

Marketing no Instagram: o que muda

O processo de compra descomplica, principalmente para empresas com vendas mais simples, como é o caso de e-commerces de roupas, sapatos e eletrónicos.

Esta nova funcionalidade serve também de auxílio às estratégias de marketing digital no e-commerce, pois os potenciais clientes já têm acesso a detalhes como o preço, não precisando de entrar em contacto com a marca através das redes sociais ou de outro apoio ao cliente.

Atualmente, em Portugal, existem cerca de 3 milhões de utilizadores ativos nesta rede social. É uma oportunidade para as empresas usarem esta plataforma para realizarem negócios e criarem engagement com os seguidores e potenciais compradores.

Convencido de que o Instagram Shopping é uma ótima ferramenta para e-commerces? Então transforme ainda hoje o seu perfil num perfil profissional e ative esta ferramenta. Lembre-se de implementar as boas práticas recomendadas e prepara-se para alavancar o seu negócio.

Comentários estão fechados.