Link Building: 1 dos Pilares do SEO

56

O QUE É O LINK BUILDING?

O Link Building é a construção de referências para a tua página web. Construção de referências? Sim. Os links para o teu website são vistos como votos pelos motores de busca. O número de “votos” reflete o teu nível de popularidade e relevância.

Se pensares na vida real, acontece exatamente o mesmo. Quando alguém te dá boas referências de uma determinada pessoa, mais facilmente a aceitas no teu grupo de amigos, na tua empresa ou até em tua casa.

Neste sentido, os motores de busca avaliam o teu website de uma forma semelhante que, agora, facilmente entenderás. A ausência de uma boa estratégia de Link Building pode fazer com que o Google impeça a tua página de obter um bom nível de tráfego orgânico.

Os links têm todos a mesma importância?

Não. Há links que podem até mesmo prejudicar o teu website. O Google avalia a qualidade e a quantidade de links, de acordo com determinadas características.

A qualidade:

O texto do hyperlink é essencial para que o Google reconheça a ligação do conteúdo dos diferentes websites. Para isso, podes recorrer ao uso das tuas palavras-chave.

Contudo, não é saudável ter hyperlinks sempre com a mesma keyword. Tornam-se artificiais e, por isso, são avaliados de forma negativa pelo Google.

Escusado será dizer que os melhores provêm de websites que já detém um elevado nível de autoridade, com base no Link Building.

A quantidade:

A quantidade implica diversidade de domínios e de tipos de domínios que linkam para o teu website.

A diversidade de domínios facilmente se percebe, se tivermos em atenção o que foi referido anteriormente. Cada domínio representa um voto de “força” para o Google. E quanto mais força tiver o teu website, melhor posicionado será.

A diversidade de tipos de domínios diz respeito às diferentes tipologias de websites como, por exemplo, notícias, blogs, lojas online, institucionais, etc.. Pois, se todos os links que remetem para o teu website forem de domínios semelhantes, também são passíveis de má qualificação por parte do Google.

É essencial que haja um equilíbrio entre os fatores de quantidade e qualidade. Quanto mais links, provenientes de websites bem classificados, tiveres; mais força vais ter também nos motores de busca.

Pretendes melhorar o SEO do teu site e não sabes por onde começar?

Comentários estão fechados.