Marketing não é uma despesa, mas sim um investimento!

54

Quando as empresas passam por alturas mais complicadas e as vendas caem, os gestores têm de tomar algumas decisões e a estas estão sempre associadas a cortes financeiros. Estes cortes normalmente estão ligados à redução dos cargos associados aos recursos humanos e ao marketing, o que está errado. Descubra porquê!

Uma equipa de marketing ou uma agência é a responsável em realizar as análises internas e externas à empresa. Analisar as tendências do mercado, como o seu público se relaciona com as marcas e criar as estratégias para combater qualquer crise é, sempre, da responsabilidade do marketing.

Descubra as razões que fazem do marketing digital um investimento e nunca uma despesa:

 

1 – Ajuda a aumentar as vendas

Ações de marketing são baseadas em estratégias estudadas para que se consiga atingir o público certo na hora certa. Aumentar vendas, significa atingir esse público quando ele está interessado no seu produto ou serviço. Para isso terá que investir em marketing. Estudar o seu público, entender as suas necessidades e oferecer-lhe uma proposta de valor quando este realmente procura.

 

2 – Fidelização de Clientes

Para qualquer empresa é mais fácil e mais barato fidelizar um cliente do que conquistar novos, logo é um caminho a seguir em tempos de crise. As estratégias de marketing devem ser adaptadas para esse objetivo. O marketing tem um papel fundamental nessa fidelização:

Definir estratégias de CRM para manter o cliente ligado à empresa;

Melhorar a experiência de cada cliente, fazendo-o sentir especial;

Analisar e estudar o que agrada a cada cliente;

Criar alguns planos que criem vantagens para os clientes permanecerem ligados à empresa.

 

3 – Excelente relação entre custo e retorno

Apesar das várias vantagens que o Marketing Digital traz para as empresas, este exige um menor investimento financeiro do que o tradicional. O investimento no Marketing Digital é definido sempre pelo empresário e não há um mínimo, é de acordo com as capacidades das empresas.

 

4 – O investimento em Marketing Digital é sempre mensurável

Ao contrário do que acontece com o Marketing tradicional, no mundo digital é sempre possível mensurar as ações realizadas. Quando pensam colocar um outdoor sobre a sua empresa em determinado lugar é impossível calcular o impacto direto que este teve nas suas vendas, mas com o Marketing Digital passa-se completamente o oposto. É possível mensurar quantas vezes cada anúncio foi visto, quantas pessoas clicaram no mesmo e destas quantas efectuaram uma compra ou contactaram a empresa.

 

5 – É possível comunicar para quem realmente tem interesse no seu negócio

Através das bases de dados que as redes sociais e o Google têm, é possível segmentar as pessoas de acordo com interesses, dados demográficos e geográficos. Os utilizadores da internet deixam informações preciosas para os anunciantes. De acordo com essas informações podemos anunciar para quem realmente tem interesse nos seus produtos.

Necessita de um parceiro digital que impulsione as suas vendas?

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.