O Que Mudou no Algoritmo do Google?

302

O que são os algoritmos do Google?

São programas de computador que procuram responder com exatidão, por meio de fórmulas e dados recolhidos, às perguntas realizadas no motor de pesquisa. O algoritmo da Google sofre um update diariamente, por vezes mais do que uma vez ao dia, de modo a manter-se atualizado. São utilizados mais de 200 códigos que filtram os milhões de páginas, de forma a mostrar-te a que mais se adequa à tua pesquisa.

Quanto mais bem rankeado o teu site estiver no SERP (Search Engine Results Page), maior a possibilidade de este aparecer nos primeiros lugares e, consequentemente, aumentar o tráfego do teu website e, possivelmente, gerar vendas.

Posto isto, é necessário estar a par de todas as atualizações do algoritmo da Google, de modo a ocupares os primeiros lugares. É claro que, com tantas atualizações, não é suposto darmos em “loucos” e estarmos a cada minuto a ver o que foi alterado. O relevante são as alterações significativas que implicam mudanças no conteúdo ou na estrutura do teu website.

 

O Algoritmo mudou. O que preciso de saber?

 

O algoritmo do Google sofreu um update no passado dia 1 de agosto de 2018. Após algumas semanas, é-nos possível analisar o impacto que, até agora, esta alteração demonstrou. De uma forma geral, websites que têm como missão mudar a vida dos leitores para melhor, a nível de saúde, bem-estar ou crescimento pessoal, estão a obter um maior destaque e relevância por parte do Google, apesar de este não admitir. Contudo, não foram apenas estes websites que sofreram o impacto desta alteração, tanto para o bem como para o mal. E, no entanto, o Google diz-nos que não precisamos de mudar nada nos nossos sites, sendo apenas necessário criar uma boa experiência de navegação para o utilizador e entregar-lhe conteúdo relevante.

De acordo com o Google, esta atualização tem como objetivo dar destaque a páginas que, injustamente, estavam a ser desvalorizadas. Tendo em conta que o update foi global, este teve impacto em todos os negócios e todos os tipos de site. Esta nova avaliação à relevância e qualidade é feita ao nível do site. Por relevância, podemos abordar variados fatores, como conteúdo de qualidade, publicidade presente no site, estratégia de SEO, User Experience (UX), entre outros.

Posto isto, é necessário rever todo o site, desde a sua estrutura ao seu conteúdo e idealizar uma estratégia de modo a otimizá-lo. Caso o teu website seja um dos afetados, é primordial realizar as alterações necessárias o mais rápido possível, tendo em conta que os resultados só serão visíveis passado algumas semanas. Isto porque o Google procura qualidade e relevância a longo prazo.

Caso necessites de ajuda ou de uma avaliação de SEO (Search Engine Optimization) ao teu website, deves procurar especialistas na área. Garante resultados a médio e longo prazo, alcançando os primeiros lugares nos motores de busca. É de salientar que, apesar de este artigo apenas referir uma alteração no algoritmo do Google, estas alterações são realizadas diariamente, sendo que algumas têm um maior impacto do que outras. Por isso, nada melhor do que ter alguém na tua equipa que se mantenha a par destas mudanças e, ao mesmo tempo, mantenha a tua empresa na linha da frente. Nós conhecemos uma empresa que pode fazer parte da tua equipa. Também queres conhecê-la?

Comentários estão fechados.