Os destaques do primeiro dia do Clicksummit 2017

18

Descubra os destaques de Marketing Digital que foram falados no Clicksummit

Nós, Webcomum, estivemos presentes em mais uma edição do Clicksummit e gostaríamos de partilhar alguns destaques desta sexta-feira.

Automação foi a palavra de ordem do dia. Joana Carravila Country Manager da E. Life, citou uma frase que acreditámos que a deve reter e refletir sobre ela, ”O nosso futuro passa por falar com máquinas”. Para alguns esta frase fará todo sentido, para outros pode parecer um pouco futurista ou descabida.

A verdade é que a automação, o chat bots e os Voice Bots  irão ser uma realidade e estarão presentes em todos os momentos da nossa vida.

Estar presente em todos os canais que o seu público utiliza é obrigatório, mas também sabemos que cada vez mais, o estar presente por si só não chega. Com toda a disputa digital entre as marcas, com tanta informação a chegar a cada segundo aos biliões de utilizadores é necessário criar uma maior relação e fidelização com os clientes que se vai conquistando.

Neste momento devem estar a perguntar: De que forma os bots podem ajudar na tal relação com o cliente?

As pessoas procuram cada vez mais respostas em real time, esperar pela resposta de um e-mail ou de uma mensagem é visto com maus olhos para os atuais consumidores.

Com os chatbots é possível criar essa conversa em tempo real e responder a todas as necessidades dos clientes. Deixamos aqui alguns exemplos de chats para o messenger onde é possível ”falar com as máquinas”:

Runstatic – É um um bot criado pela própria App, pode ”conversar” com ele e obter treinos de fitness adequado ao seu nível.

SendGoal – É um bot que o irá ajudar nos seus objetivos diários. Conte-lhe quais são e ele irá relembrá-lo sempre que necessário para os atingir.

Para descobrirem os vários bots que estão a ser utilizados no messenger basta clicarem aqui.

 

Voice bots serão também muito utilizados num futuro próximo. Temos o exemplo da Alexa uma coluna da Amazon onde podemos interagir com ela através da nossa voz. Não é necessário escrever, apenas conversar como se de uma pessoa tratasse, através da inteligência artificial é capaz de lhe relembrar coisas passadas. Veja um exemplo em vídeo clicando aqui.

 

Dados interessantes e importantes a oradora Thais Telezzi partilhou com o auditório que devemos refletir:

  • O Messenger do Facebook já tem mais de 1 bilião de utilizadores (excelente plataforma para comunicarmos com os clientes)
  • Outubro de 2016 existiam 13 mil chatbots no messenger
  • Abril de 2017 existem 100 mil chatbots
  • O Messenger gerou mais de 2 mil milhões de vendas

Os dados não mentem e analisando-os, vemos realmente a potencialidade da automação para o Marketing Digital.

Finalizando o nosso destaque para este primeiro dia de Clicksummit, queremos falar de outra palavra de ordem, Mobile, Mobile e mais Mobile! Paulo Barreto, Country Manager do Facebook quis deixar bem claro que o mobile já não é futuro. É presente e vai ser futuro!

Paulo Barreto referiu que é preciso pensar ”mobile first” e criar conteúdo pensado para o mesmo. Já não chega adaptar o conteúdo que idealizamos para os computadores. É preciso pensar que no mobile não dedicamos tanto tempo ao conteúdo que nos chega, é preciso então, ”prender” o consumidor logos nos primeiros segundos. O orador revelou dados expressivos e nos devem fazer parar para pensar nas nossas estratégias a curto prazo: 6 milhões de pessoas acedem ao facebook todos os meses; 4,5 milhões acedem todos os dias; Destes dados revelados 85% dos acessos são feitos através do mobile.

Não queremos ser repetitivos, mas dados são dados!

Os websites devem estar prontos para os telemóveis, sobretudo, no que toca à velocidade. Design responsive já não é mais uma novidade, é antes uma obrigação. O Google diz-nos que os utilizadores não esperam mais que 1,5 segundos para que os websites abram, logo, a performance de cada um é crucial para conquistar clientes online.

 

Pretende melhorar o seu impacto nos meios digitais?

 

Comentários estão fechados.