Transformação Digital: Como Iniciar Na Sua Empresa

58

Num mundo em que as barreiras entre o físico e o digital são cada vez mais ténues, a transformação digital das empresas é inevitável.

Esta transformação, mais do que necessária, é imperativa – independentemente do tamanho da sua empresa. As grandes empresas já embarcaram neste processo, contudo, existem muitas pequenas e médias que ainda precisam de entender que não há crescimento sem a transformação digital.

Essa mudança de conceito nas empresas pode determinar se elas sobrevivem ou não face às exigências de inovação do mercado.

O Que é Transformação Digital? 

A transformação digital é a integração de determinada tecnologia em todas as áreas de uma empresa, resultando em mudanças não só a nível operacional, mas também de melhoria da experiência dos clientes.

Contudo, antes de qualquer tipo de mudança tecnológica, é necessário haver uma mudança da cultura do pensamento dentro das empresas, nomeadamente a partir dos líderes e gestores.

 

A transformação digital proporciona a aceleração das atividades comerciais, reduz custos, melhora o tempo de mercado e gera mudanças positivas nos processos, nas pessoas e nos modelos de negócio.

Segundo uma pesquisa da Forrester Consulting, uma empresa americana, os principais impulsionadores da transformação digital são exatamente a rentabilidade, a satisfação do cliente e o aumento da velocidade do mercado.

 

Precisa de dados estatísticos mais completos? Nós damos! O MIT Center For Digital Business, dos EUA, também encontraram mais um motivo para embarcar nesta mudança: as empresas que adotaram a transformação digital são 26% mais rentáveis do que os seus concorrentes que ainda não implementaram esta estratégia.

Mas Como Começar na Sua Empresa? 

Já entendemos que a mudança é um fator constante ao qual nos temos de adaptar. Vamos, então, dar o primeiro passo para adotar a transformação digital na sua empresa.

Em primeiro lugar, as empresas necessitam de definir os objetivos que querem alcançar com este processo, bem como o que precisam para se transformarem. Expomos assim, algumas sugestões para a implementação de uma transformação digital:  

– Enriquecer a experiência digital do cliente

– Aumentar a retenção e o ticket médio

– Otimizar a infraestrutura da organização

– Reduzir custos

– Aumentar a produtividade

– Melhorar a gestão de dados e consequentemente a sua análise

Ao aprimorar a experiência digital dos clientes em todas as fases do processo de compra, conseguimos facilmente perceber que ajuda – e muito – a que este reconheça valor na marca e consequentemente, volte a comprar.

Melhorar a gestão de dados, com digitalização dos processos e habilitação do funcionários, vai permitir tomar decisões com base em números mais concretos – o que pode resultar numa melhoria de desempenho e transparência operacional.

E, por fim, podemos verificar que a adoção de novos produtos digitais e/ou digitalização dos modelos de negócio já existentes, podem ainda gerar serviços inovadores que atendam às necessidades comerciais neste Mundo atual de constantes mudanças.

Consegue perceber agora que está tudo interligado, sendo um processo de melhoria em todas as áreas da sua empresa.

Sites, Blogs, Fanpages: é Preciso Ir Mais Além 

Se considera que o facto de ter um site, um blog ou algo do género, está completamente mergulhado na transformação digital, desengane-se!

É preciso mergulhar ainda mais fundo nos conceitos do Marketing Digital, ou seja, realizar um conjunto de atividades a nível digital para atrair novos clientes, criar relacionamentos e desenvolver uma identidade de marca.

 

Além disso,  um dos maiores benefícios dos  canais digitais é a facilidade em medir o impacto das ações realizadas no público-alvo.

Por exemplo, é possível sabermos quantos visitantes de um site se tornaram compradores, quais as áreas/produtos que despertaram um maior interesse, tornando assim o relacionamento entre empresa e potenciais clientes fica muito mais estreito.

Ou seja, o marketing digital está focado no relacionamento, que por sua vez auxilia na perceção de valor da marca por parte dos atuais e potenciais clientes. Por isso, a implementação de uma estratégia de marketing digital implica um plano de ações que visam uma maior proximidade com o público-alvo através dos canais digitais existentes  e, ao mesmo tempo, a entrega de conteúdo relevante sobre a marca. 

Outra forma de investir na sua transformação digital é entender o que é Inbound Marketing.

Inbound Marketing é um conjunto de estratégias focadas na captação de leads e aumento de vendas, por meio de entrega de conteúdo qualitativo e relevante para o público-alvo e que, consequentemente, atrai um grande volume de tráfego qualificado para o seu negócio.

O Inbound Marketing contrapõe-se ao Outbound Marketing: uma maneira mais tradicional de incentivo às vendas, que consiste em publicidade para o maior público possível através de anúncios nos mais diversos veículos de comunicação.

O Inbound, promove técnicas que atraem os seus atuais e potenciais clientes a chegarem até à sua marca, através da entrega de conteúdo relevante como: publicações nos blogs, ações nas redes sociais, podcasts, vídeos e tutoriais, newsletters e e-books. Em suma, oferece algo que permita ao seu público adquirir conhecimento/informação sobre um tema relevante para o mesmo, ou seja, valor. 

Já reparou como não é possível evoluir nos negócios sem adotar a transformação digital?

Adote esta estratégia e concorra ao mais alto nível no seu mercado!  

Comentários estão fechados.