Email marketing: vantagens e diferentes tipos

8

O email marketing faz parte da estratégia de Content Marketing de uma empresa, constituindo-se numa forma acessível e recorrente de esta contactar com os seus clientes através do envio de emails ou newsletters para uma base de dados. 

Este tipo de ferramenta permite o desenvolvimento de questões como a notoriedade da marca, relacionamento da mesma com os seus clientes, ou mesmo o aumento de das vendas. Assim sendo, e de forma a que este instrumento resulte de acordo com o esperado, é essencial que se tenha em conta o objetivo de cada email e as pessoas a que este se destina, bem como a frequência e data de envio. Desta forma, é importante a adaptação do tipo de email e do seu conteúdo de acordo com o objetivo específico do mesmo.

O email marketing é regularmente utilizado por negócios de e-commerce, sendo que existem diferentes tipos e objetivos deste tipo de emails.

 

Diferentes tipos de email marketing

A newsletter, provavelmente o mais conhecido, tem como propósito informar de forma assídua os consumidores acerca de conteúdo e assuntos relacionados com a empresa. O conteúdo deve ser bastante diversificado, sendo que vai atingir clientes nas diferentes fases de envolvimento com a marca. Além disto, o envio periódico de newsletters com matérias relevantes mantém os consumidores envolvidos com a marca. 

É igualmente comum a utilização do email marketing para comunicar o lançamento de novos produtos ou de promoções exclusivas. Deste modo, os clientes tomam conhecimento acerca de novos produtos, suscitando o seu interesse nos mesmos. O email marketing promocional valoriza de forma significativa os clientes fidelizados com a marca, transmitindo uma ideia de exclusividade.

Outra forma de utilização deste instrumento consiste na pesquisa de satisfação por parte das marcas, isto é, a identificação de falhas detetadas pelos clientes e, por consequência, oportunidades de progresso. Através desse reconhecimento, torna-se facilitada a tarefa de ir ao encontro das necessidades dos mesmos.

Como recurso para ajudar o consumidor com alguma transação ou operação técnica é igualmente utilizado o email marketing transacional. Emails de confirmação, recuperação de senhas ou estado dos pedidos são alguns exemplos da aplicação deste tipo de email marketing. 

Além disto, os emails automáticos são também bastante frequentes para o alcance de objetivos específicos e criação de relações prolongadas com os consumidores. Como exemplos deste tipo de email marketing temos os emails de boas vindas do cliente quando, por exemplo, este se inscreve no website de uma marca, agradecimentos pela compra ou resposta a inquéritos de satisfação. Emails de aniversário, sugestões de produtos de acordo com o histórico de compras e atualizações em relação a posts do blog são outras aplicações do mesmo.

Assim, o email marketing tem como principais vantagens o grande alcance de consumidores ou possíveis consumidores, o seu formato flexível e o facto de ser uma ferramenta que permite incrementar a relevância da marca na mente dos clientes. Representa, portanto, um meio de converter vendas pendentes, de obter feedback por parte dos consumidores e de, por exemplo, recuperar clientes perdidos

Sendo que é, naturalmente, mais fácil vender para uma lista segmentada de clientes, o email marketing constitui-se numa ferramenta essencial à disposição de qualquer negócio. A personalização do conteúdo dos emails permite gerar conexões mais profundas e chegar mais perto dos consumidores, mostrando-lhes que a marca se importa com o que é importante para eles.

Comentários estão fechados.