O que é afinal a User Experience (UX)?

17

A User Experience, mais conhecida por UX, é há muito tempo um dos conceitos mais discutidos pela sua aplicação ao mundo do digital.

Este conceito baseia-se na projeção da experiência do utilizador, de forma a alcançar a sua fidelização e a conquistar novos clientes.

O que é UX?

A UX relaciona-se com o uso do produto em si aquando das suas interações com o consumidor. User Experience prende-se, por exemplo, com a arquitetura da informação, isto é, com a forma como todas as informações relacionadas com o produto são distribuídas e apresentadas ao cliente. A par disto está a preocupação com o processo de interação, ou seja, com o esboço de como as interações com o utilizador vão acontecer de forma a facilitar o uso e o percurso do mesmo. Este percurso deve ser fácil e intuitivo, sobretudo porque estamos a falar de websites, onde tudo deve acontecer à distância de um clique.

Além disto, importa ainda definir o fluxo de tarefas, planeando passo a passo cada etapa que o utilizador terá de ultrapassar até chegar ao objetivo final, simplificando ao máximo todo o percurso.

Foi Donald A. Norman que popularizou o termo User Experience enquanto trabalhava na Apple, nos anos 90. Segundo ele, 

“User Experience it’s everything: it’s the way you experience the world, it’s the way you experience your life, that’s the way you experience the service (…) it’s a system that’s everything.”

Donald A. Norman, 2016

Os designers de UX focam-se no estudo do comportamento humano e no serviço que se pretende oferecer de modo a encontrar meios de melhorar a satisfação e a lealdade dos clientes.

Desta forma, uma boa experiência do utilizador tem por base três pilares fundamentais

  • A utilidade, ou seja, o website da marca tem de ter conteúdo útil de forma a que a navegação por parte dos utilizadores seja proveitosa e traga algo de novo para si.
  • A facilidade de uso, isto é, quando alguém tem intenção de comprar um produto ou serviço, o objetivo primordial é sempre resolver um problema. Assim, é importante tornar fácil e rápido o processo utilização do serviço de forma a que o utilizador consiga tirar o maior proveito do mesmo, resolvendo o seu problema.
  • O prazer, por outras palavras, o quão interessante, divertido e recompensador para o utilizador é fazer uso do serviço que a empresa oferece. 

Posto isto, devido à atual rapidez de evolução dos mercados, ao longo do desenvolvimento da User Experience é importante ter em mente não só o produto em específico mas também, e essencialmente, o que as pessoas estão a tentar fazer ao consumí-lo, qual o objetivo final destas

Assim, a UX deve ser focada sobretudo nas pessoas e em encontrar o problema certo. É essencial que tudo seja pensado enquanto sistema em que todas as partes estão interligadas entre si. O foco não deve estar nos detalhes das ferramentas que são utilizadas, mas sim na criação de formas cada vez mais fáceis das pessoas em geral chegarem ao resultado que pretendem com os produtos ou serviços que se tencionam vender. O objetivo real das pessoas que usam os nossos produtos deve ser o nosso mote de trabalho.

A Webcomum pode ajudá-lo a tornar o seu website mais user friendly e, consequentemente, a melhorar a experiência dos seus utilizadores convertendo-os em clientes. Somos uma equipa especializada no desenho e criação de websites que têm sempre em conta a projeção da melhor User Experience para facilitar a resolução de problemas dos seus clientes.

Comentários estão fechados.