Os Micro-momentos que a Google tanto fala…

153

Alcançar o consumidor nos micro-momentos é uma batalha ganha

 

Conseguir captar a atenção dos consumidores é uma luta cada vez mais difícil e desgastante. As empresas apostam em várias estratégias de comunicação para marcarem presença no momento certo. Estes são os micro-momentos, em que uma determinada marca comunica com o cliente precisamente quando ele procura a sua categoria de produto/serviço. Coincidência? Não, é marketing.

Sabias que metade das pessoas que realizam uma pesquisa local num smartphone visitam a loja física num espaço inferior a um dia?

A internet não serve apenas para comunicar negócios que se fazem pela internet. As lojas físicas têm muito a beneficiar com a publicidade online, podendo, com a estratégia certa, aumentar as vendas.

Fonte: Google/Ipsos MediaCT, Search for Brands Industry Research, June 2014. Question: Thinking about specific brands of X [where X is a category keyword e.g. small cars], which one brand comes to mind?

Deves estar a questionar: “O que posso fazer para aumentar a minha visibilidade online e melhorar o meu negócio?”

Das várias estratégias possíveis, hoje decidimos dar especial atenção aos micro-momentos. A Google tem vindo a destacar esses momentos como a forma de conseguir novos clientes nos exatos momentos em que estes despertam interesse no teu negócio, mesmo não sendo diretamente.

Esses micro-momentos são divididos em 4 momentos distintos:

Momento – Eu quero saber

Quantas vezes recorres ao Google por dia? Mais de 5? É recorrente as pessoas pesquisarem sobre assuntos que estão a assistir na televisão, sobre um produto que viram num outdoor e até mesmo enquanto discutem sobre algum assunto. O objetivo é sempre o mesmo: obter mais informação.

Sendo assim, repara em todo o potencial que a tua empresa pode ter nos micro-momentos Google. Tens aí uma oportunidade para mostrar no momento exato aquilo que a tua empresa/marca pode oferecer.

Momento – Eu quero ir

Cada vez mais, as pessoas estão a realizar pesquisas “perto de mim” e este é um momento crucial para captar novos clientes. Imagina que uma pessoa realiza esta pesquisa – Restaurantes perto de mim – é o momento ideal para o teu restaurante ser o primeiro a aparecer no motor de busca. Certo? Esta é uma questão que pode ir além de SEO. As campanhas de Google Adwords podem garantir que não vais perder a oportunidade de seres visto por quem está interessado em visitar o teu restaurante, loja e etc, através dos anúncios de adwords segmentados para a tua zona geográfica.

 

Momento – Eu quero fazer

Agora é possível aprender a fazer qualquer coisa através da internet. Costumamos ver inúmeros videos DIY sobre diversos temas e este momento é perfeito para que possas fazer chegar os teus serviços a possíveis clientes. Um cabeleireiro, por exemplo, pode produzir conteúdo de DIY sobre vários tipos de penteados onde irá criar uma ligação com os consumidores e, quando estes precisarem do serviço de cabeleireiro, irão certamente lembrar-se dos vídeos do mesmo.

Momento – Eu quero comprar

As pessoas, antes de finalizarem uma compra (tanto no mundo online como offline), pesquisam sobre o produto, as características e todas as especificidades do mesmo. É neste momento que a tua marca (empresa) tem de estar preparada para captar a atenção das pessoas. Antes de uma pessoa comprar um computador, por exemplo, é comum realizar pesquisas sobre o produto, características, procurar a opinião de terceiros e ver os preços que são praticados. Quando essa pesquisa é realizada, a tua empresa deve estar presente e preparada para oferecer toda a informação necessária para o potencial cliente.

Vê o vídeo da Google sobre os micro-momentos aqui.

 

Não percas mais oportunidades de aumentar o teu negócio!

 

Garante a tua presença em todos os micro-momentos da Google!

 

Comentários estão fechados.