As Potencialidades Dos Insta Stories Para A Tua Empresa

Os Insta Stories vieram revolucionar a forma como captas a atenção do teu público. Queres saber mais sobre isto? Então estás no sítio certo!

138

O Instagram é oficialmente a rede social com mais utilizadores!

Em junho de 2018 o Instagram atingiu 1 bilião de utilizadores. Por isso, estamos aqui para te ajudar a melhorar as tuas skills.

O Instagram é uma rede social bastante completa.  Além de ser muito visual e estética, como todos dizem, permite uma interação enorme com os seguidores e fãs.

 

Tirar proveito do Instagram passa muito pelos Insta Stories

 

Insta Stories pode ser um termo chinês ou até mato selvagem a desbravar para muita gente. Mas a verdade é que estes são utilizados diariamente por meio milhão de utilizadores. Vais querer ficar de fora?

Os Insta Stories vieram para destronar o Snapchat e “revolucionar” a forma como te podes relacionar com os teus potenciais clientes. Ok, nós sabemos que não queres ficar de fora.

Eis algumas dicas para melhorares a presença da tua empresa no Instagram!

 

Diz-me onde estás, dar-te-ei mais alcance.

 

A localização é essencial para aumentar a visibilidade das tuas histórias no Instagram e garantir que estas aparecem quando alguém pesquisa, por exemplo, o nome da cidade em que a tua empresa está. As hashtags são também uma excelente estratégia para potencializares o alcance dos Insta Stories que fazes, uma vez que quem seguir essa hashtag vai ver o que tu colocaste.

Para além disto, podes também mencionar os teus seguidores e ser mencionado pelos mesmos. Isto é excelente porque assegura-te que consegues ter user generated content e, ao mesmo tempo, isso permite-te fortaleceres relações e o engagement com os teus seguidores.  

 

Se queres saber, pergunta. Se queres que saibam, responde.

 

Os Insta Stories permitem que os teus seguidores falem contigo de uma forma muito pessoal, favorecendo o engagement, uma vez que podem fazer-te perguntas e obter resposta. Estas respostas aparecem no teu Instagram, o que garante que os outros seguidores veem aquilo que tu respondeste.

Há melhor do que entregar informação relevante diretamente a quem a pergunta e aos fãs da tua marca? Vais estar a comunicar diretamente com quem está interessado na tua marca, produto ou serviço.

Podes ainda fazer perguntas aos teus seguidores através das sondagens. Imagina que queres saber que tipo de conteúdos é que os teus seguidores preferem, podes criar uma sondagem e ver estatisticamente as suas preferências. Desta maneira, garantes que direcionas o melhor possível a tua comunicação e mostras aos teus seguidores que levas em conta o feedback que te é dado.

Mas não te podemos mentir. Criar uma comunidade digital consistente e fiel é tão ou mais difícil do que fidelizar clientes no offline. Cativar estes utilizadores é uma questão de segundos no dia a dia deles, portanto é preciso assegurares a presença ideal nos momentos certos.

 

Um mundo de possibilidades

 

O Swipe Up é uma das potencialidades mais promissoras do Instagram a nível comercial, mas também das mais complexas, devido a todas as funcionalidades e peculiaridades que tem.

O Swipe Up é algo que tem de ser “merecido”. Não é qualquer pessoa que tem acesso a esta funcionalidade. Apenas contas verificadas ou business profiles com mais de 10 mil seguidores conseguem criar links diretos para as suas lojas/sites de um modo orgânico.

Esta ferramenta permite não só criar ligações diretas nos Insta Stories orgânicos da empresa, mas também pode ser adicionada em stories de publicidade paga.

Nos Insta Stories patrocinados (pagos), o Swipe Up pode ser personalizado com texto como “Comprar Agora”, “Ver Mais”, “Saber Mais”, “Visitar Perfil do Instagram”, etc.

A parte porreira disto tudo é que os diferentes call to actions permitem apresentar Insta Stories para pessoas que estão em diferentes fases do teu funil de compra.

Os carinhosamente chamados stories podem não ser a melhor forma de fazeres uma conversão direta, sobretudo quando estamos a falar de compras online. Contudo, são incríveis para fazeres brand awareness, para apresentares os teus produtos e despertares aquela curiosidade que faça os utilizadores de Instagram entrarem na tua loja e passado uns dias… Zás! São apanhados com outro tipo de anúncios de conversão!

Que maravilha 😈😇


Relembrar aos teus utilizadores que eles interagiram com um anúncio teu, inclusive que entraram na loja é outra coisa que podes fazer. Uma espécie de reminder e call to action que pode facilitar a conversão. Se não estás a perceber como, vê o vídeo:

 

Animação para aqui. Animação para ali.

 

Animação é sempre um must. Deves apostar em imagens dinâmicas, uma vez que estas aumentam a probabilidade de captares a atenção da audiência em comparação com imagens estáticas. Não te esqueças que para prender a audiência no stories é uma questão de microsegundos.

No Instagram podes criar Insta Stories com gravação de vídeo com vários filtros super diferentes e animados. Podes, por exemplo, colocar/gravar um vídeo no Instagram e depois escrever por cima e até mostrar apenas uma parte do vídeo.

 

Ao criar este tipo de animações no Instagram, estás não só a criar conteúdo interessante para o teu público, como também a expandir a tua comunidade no Instagram. O dinamismo e a ousadia que vais transmitir podem gerar word of mouth e atrair novas pessoas.

 

The fun ain’t over yet, podes ainda colocar nos teus Insta Stories contagens decrescentes. São uma grande mais valia, por exemplo, quando queres anunciar o lançamento de um novo produto, porque vais aguçando a curiosidade de quem te segue.

 

Engagement é tudo, aposta mais na interação com os teus seguidores

 

A partir do momento em que tenhas uma comunidade interessada no teu Instagram, tens de apostar em estabelecer relações mais pessoais com quem te segue, para que consigas fidelizar clientes.

Para te ajudar nesta tarefa, o Instagram criou os Lives. Mas atenção: só deves fazer um Live se tiveres, de facto, alguma coisa para dizer aos teus seguidores que seja essencial fazê-lo em contexto Live. Caso contrário é preferível que faças um storie ou uma publicação.

Os Lives tratam-se de vídeos em direto nos quais os teus seguidores (e não só) podem interagir contigo e mandar-te mensagens que aparecem ao longo do teu direto.

No Live consegues também colocar funcionalidades dos Insta Stories como as perguntas, o que torna todo o diálogo e conversação com os teus seguidores ainda mais dinâmico e extra fun. Eu sei o que estás a pensar… Depois achas que perdes toda a conversa com os teus seguidores, não é? Não! Podes guardar o teu direto e colocá-lo como um destaque no perfil de Instagram para que os teus seguidores o possam (re)ver caso queiram.

 

Educar os clientes e potenciais clientes. Quem não quer?

 

O IGTV é uma espécie de YouTube em menor dimensão que várias pessoas utilizam, sobretudo no setor de moda, beleza e lifestyle.

O IGTV é uma ferramenta fixe para atraires seguidores e fãs da tua marca. Podes criar tutoriais, ou seja, vídeos em que ensinas como aplicar/utilizar o produto. Por exemplo, como pôr o creme que estás a vender, como combinar as peças de roupa que tens na tua loja e até como utilizar o inseticida que comercializas.

Para além disso, não te esqueças que o IGTV, por default, mostra aos utilizadores do Instagram outros perfis de IGTV com base nos seus gostos e preferências. Isto quer dizer que, através desta ferramenta, pessoas semelhantes aos fãs da tua marca podem passar a conhecer a tua marca. Espetacular, não achas?

 

Como pudeste perceber, o Instagram disponibiliza várias ferramentas para melhorar não só a interação com os seguidores, mas também o próprio dinamismo e estética dos teus Insta Stories e posts. Talvez não saibas isto, mas 72% dos utilizadores já compraram um produto que viram no Instagram. E o teu produto pode ser o próximo a ser comprado.

Comentários estão fechados.