Tendências de Marketing Digital para 2020!

63

Agora que estamos num novo ano, interessa saber quais as tendências na área do Marketing Digital que 2020 nos traz!

De acordo com dados recolhidos pela Pordata, para Portugal, só em 2018 quase 3,5 milhões de pessoas já tinham acesso à internet, número que, como é de prever, tem vindo a crescer exponencialmente ao longo dos anos. Assim, a presença online é cada vez menos uma opção e passa a ser uma necessidade para conseguir atingir novos públicos e gerar novas oportunidades de negócio. Desta forma, o aumento significativo da presença online das PME’s é gradualmente uma realidade.

Conheça as previsões na área do marketing digital para 2020:

 

  • Adaptação de estratégias integradas de UX & UI (User Experience & User Interface

 

O mundo está a mudar a uma velocidade alucinante e, com ele, mudam os hábitos dos consumidores. Assim, de forma a acompanhar toda a evolução, é importante encontrar novas formas de satisfazer as suas necessidades e adaptar as técnicas utilizadas às novas realidades do mercado.

Um exemplo desta evolução foca-se no aumento e intensificação do tráfego via mobile que, neste sentido, implica que as técnicas de UX & UI sejam state of the art, tendo sempre como premissa base um viewport adaptado e um responsive Web Design.

 

  • Aumento do tráfego da pesquisa por voz e crescimento de chatbots estratégicos

 

A pesquisa por voz tem vindo, de forma crescente, a ser um recurso bastante aproveitado, com o objetivo de fazer pesquisas mais rápidas e dinâmicas

Quantas mensagens de voz enviou na última semana? Os utilizadores começam agora a encontrar mais facilmente as informações, produtos e serviços, principalmente sobre negócios locais. Quer estar um passo à frente? Melhore as suas FAQ’s para a pesquisa por voz, o algoritmo mostrará um snippet de texto que responda acertadamente à sua pergunta.

Já os chatbots, representam uma comunicação mais próxima com os seus utilizadores, caracterizando-se assim, como o assistente virtual do seu negócio.

Quer seja em respostas pré-programadas (simple bots), ou numa automação e aprendizagem de experiências personalizadas. Tal uso pode servir de mais valia, como por exemplo, na detecção de anomalias num serviço pós-venda para acompanhamento personalizado do cliente.

 

  • Investimento em marketing de conteúdo

A aposta na produção de conteúdo continua uma das grandes tendências de Marketing Digital para 2020. Esta é uma forma que as marcas têm de estabelecer relações de confiança com os seus consumidores, agregando valor aos seus produtos e serviços, desenvolvendo relacionamentos de forma progressiva.

Aliado a isto, também os podcasts são uma das tendências que mais se antecipa associada às empresas, devido à sua capacidade de tornar o conteúdo atrativo, prático e esclarecedor.

Colocando em perspectiva, digamos que a sua empresa é uma Fintech, e a angariação de clientes/investidores torna-se algo complexo, pois aliada à inovação da área de negócio, existe muita falta de informação.

Uma excelente maneira de produzir este tipo de conteúdo, e ainda com a possibilidade de o parcelar e distribuir por diferentes plataformas, seria realizar um podcast elucidativo e temático do seu negócio, com reviews de clientes e utilizadores, e ainda os ditos “gurus” da área com insights preciosos

A implementação deste tipo de ferramentas facilita a criação de uma experiência diferenciada para o consumidor, que se consegue dedicar a mais que uma coisa ao mesmo tempo, rentabilizando assim o seu dia.

 

  • Aposta intensiva no remarketing

Nem todas as pessoas que acedem à nossa loja online se encontram na última fase do funil, prontas para converter, mesmo que esta seja repetida.

Com a sofisticação e capacidade de personalização das plataformas digitais, o remarketing tem vindo a crescer como uma das técnicas de maior conversão.

Devemos então, não só preparar a nossa loja online para uma experiência que abranja todos os utilizadores das diferentes fases do funil, mas também, reunir dados individuais de cada utilizador para que, à medida que o formos conduzindo na sua jornada de compra, possamos dar como oferta um serviço/produto mais personalizado possível.

Assim, a tendência para 2020 inclina para a personalização da experiência do utilizador permitindo, por exemplo, dar-lhe sugestões cada vez mais customizadas que vão ao encontro não só das suas necessidades, mas também dos seus desejos. Esta técnica, que apresenta uma elevada taxa de conversão, pode ser desenvolvida a partir de campanhas de redes sociais ou, por exemplo, de email marketing.

 

  • Expansão da pesquisa visual

Uma das maiores tendências que se prevê para 2020 consiste na pesquisa por imagens. Uma das plataformas que tem vindo a crescer nesta área é o Pinterest, dando imagens/produtos sugestivos com base na sua pesquisa.

Sendo esta uma grande oportunidade para o E-commerce, é importante cumprir com a constante atualização do stock e otimização das imagens no que diz respeito ao SEO (title tags e descrições que ajudem o algoritmo na pesquisa).

 

  • Análise de sentimento

A análise de sentimento consiste na forma de entender o tipo de impacto que o conteúdo partilhado tem nos consumidores. Um simples exemplo destes sentimentos são as diversas reações obtidas num post de Facebook, sendo classificadas como “like”, “love”, “haha” ou “sad”.

Podemos então analisar não só o nosso conteúdo em termos de receptividade para um público em específico, mas também, segmentar futuros anúncios com base em reações específicas.

Por intermédio da inteligência artificial, combinam-se técnicas de processamento de linguagem natural e machine learning de forma a classificar, por exemplo, comentários como positivos, negativos ou neutros. Assim, é possível ajustar as estratégias de conteúdo da marca de acordo com os insights obtidos com a análise.

Depois de apresentadas algumas tendências, importa agora encontrar formas de tirar partido delas, alavancando o seu negócio e destacando-se da concorrência.

A Webcomum pode ajudá-lo(a)! Fale connosco.

Aproveite as oportunidades que 2020 traz, para proporcionar melhores experiências aos seus utilizadores e a aumentar as suas oportunidades de negócio!

 

Comentários estão fechados.